O discurso do novo ciclo autárquico

Escrito por CDS Arcos . Publicado em Blog

Ontem, na primeira sessão da AM, a Carolina discursou.

 

Sendo a primeira de muitas e com tantas mudanças face aos mandatos anteriores, esta sessão da Assembleia Municipal teria forçosamente de permitir umas palavras ao grupo municipal do CDS-PP. Pela voz da líder da bancada democrata-cristã, Carolina dos Reis Faria, o CDS Arcos mostrou a motivação com que enfrenta estes próximos anos, depois de receber a confiança de muitos Arcuenses que apostaram nesta equipa carismática.

 

Transcrição do discurso:

"Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Começamos hoje mais um ciclo político autárquico. É com satisfação que, pese embora a redução do número de freguesias e consequentemente o número de deputados municipais revejo alguns dos habituais colegas de Assembleia. Mas, sobretudo, mais satisfação ainda por ver várias caras novas neste fórum, sinal que a participação democrática e política está viva em Arcos de Valdevez.

Assim sendo, não poderia deixar de começar por vos felicitar pela vossa eleição para Deputados Municipais, Vereadores e Presidentes de Junta.

Permitam-me que dê em particular as boas vindas aos novos elementos do grupo municipal do CDS Arcos e aproveite para os apresentar. Para além de mim, da Carina Fontão e do Álvaro Amorim, juntam-se agora o António Faria, a Anabela Esteves e o Mário Ventura. Com muita satisfação dou também as boas vindas ao Presidente da Junta de Freguesia do Vale, eleito pelo CDS, Mário Cerqueira.

Não posso deixar passar a ocasião para, muito em especial, felicitar o Senhor Vereador Engenheiro Fernando Fonseca que, depois de tantos anos, representa o regresso do CDS a um lugar de vereação em Arcos de Valdevez, o que, como entenderão é motivo de imenso orgulho para todos nós!

O PSD foi, ainda, o partido mais votado e com essa maioria elegeu o Senhor Presidente da Câmara e o Senhor Presidente da Assembleia.

Esta foi a vontade dos arcuenses, pelo que só nos resta desejar o maior sucesso no desempenho das funções que lhes foram confiadas, quer ao Senhor Dr. João Manuel Esteves, quer ao Dr. Francisco Araújo.

Pelo nosso lado começamos este mandato com motivação redobrada pois, para além de reforçamos a nossa representação em todos os órgãos autárquicos verificamos que todos os partidos que se apresentaram a eleição estão representados nesta Assembleia. A possibilidade de ter diferentes ideias e ideologias é fundamental numa democracia saudável.

Aliás, globalmente a representatividade da oposição em Arcos de Valdevez é muito superior à da anterior legislatura. Penso que este equilíbrio de forças (que se traduzirá em mais tempo disponível para podermos explanar as nossas propostas) será muito útil, porque se revelará vantajoso para o desenvolvimento do nosso Concelho.

Termino referindo que o CDS Arcos parte para este mandato sem qualquer dogma ou posição estratégica pré-definida.

Começamos este mandato com espírito de abertura democrática e com total disponibilidade de colaboração com o Senhor Presidente da Câmara e com todos os outros partidos, sempre que sentirmos que as propostas apresentadas servem os superiores interesses de todos os arcuenses.

Como linhas mestras para este mandato defendemos, tal como anunciamos durante a nossa campanha, o estancar da desertificação do concelho, através da manutenção e captação de novos residentes, através de políticas fiscais atrativas, incentivos à fixação de famílias jovens e criação de emprego através do triângulo Comércio, Turismo e Agricultura. Por outro lado bater-nos-emos contra a dívida pública inútil, provocada pelo mau investimento, feito em obras públicas sem retorno financeiro nem interesse para o concelho.

Por isso, Dr. João Manuel: sabe o que esperamos de si e já sabe o que pode esperar de nós!

“Assegurar o futuro”, “Juntos pela nossa terra” e “Competência e honestidade”, slogans usados na recente campanha eleitoral, resumem-se no slogan que usamos e pelo qual todos os presentes, não tenho dúvidas, se baterão, ou seja, +ARCOS, que, de forma abrangente é sinónimo de +emprego, +indústria, +comércio, +saúde e, consequentemente, melhores condições de vida para todos os arcuenses e suas famílias.

Desejo a todos um excelente mandato!

 

Carolina dos Reis Faria

Grupo Municipal do CDS/PP"