Reserva Mundial da Biosfera ou PNPG, uma questão de Marketing

Parque Nacional Peneda Gerês ou Reserva da Biosfera, qual serve melhor os objetivos de promoção de Arcos de Valdevez?

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez optou por uma estratégia de comunicação em que valoriza mais a Reserva da Biosfera que o Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG).

O conceito de “Parque Nacional” é reconhecido internacionalmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e em Portugal só existe um, o PNPG. O conceito de “Reserva Mundial da Biosfera” é reconhecido pela UNESCO e em Portugal existem dez, entre elas Arcos de Valdevez.

Como facilmente se percebe, a criação de um parque nacional é muito mais exigente que a criação de um porque natural ou uma paisagem protegida. No entanto, todos estes tipos de proteção podem levar à classificação de reserva de Biosfera.

Desta forma, Arcos de Valdevez, os restantes concelhos do PNPG e outros concelhos que possuem áreas protegidas – são mais nove em Portugal -, constituem a Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera. Aliás, Arcos de Valdevez está incluido na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (RBTGX)

É fácil perceber que a estratégia de comunicação da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez é, no mínimo, duvidosa e pouco assertiva.

Promover Arcos de Valdevez como um dos concelhos com mais área no PNPG é a estratégia correta. Promover a entrada no PNPG por Arcos de Valdevez, é uma estratégia de comunicação com um posicionamento claro e diferenciador.

É imprescindível, e urgente,  garantir que quem procura a Peneda e Soajo não acabe no Gerês.

Promover Arcos de Valdevez como parte integrante da Reserva da Biosfera é importante, mas em pano de fundo de uma imagem cujo destaque principal tem obrigatoriamente de ser o Parque Nacional Peneda Gerês.